Rio, 17 de fevereiro de 2004 Versão impressa do Globo
Sicilianos culpam o demônio por fogo espontâneo
Gina de Azevedo Marques
Correspondente
ROMA. Aparelhos eletrodomésticos, camas, paredes e contadores de luz que pegam fogo desligados da corrente elétrica estão disseminando o pânico entre habitantes da cidade italiana de Canneto de Caronia, na ilha da Sicília. Equipes técnicas excluíram a hipótese de que os incêndios sejam dolosos, mas não conseguem explicar a causa do fenômeno, que durou 26 dias. A cidade chegou a ser evacuada pela defesa civil, mas a população de 40 pessoas já retornou. Os sicilianos começam a acreditar que seja “obra do diabo”.
Os incêndios espontâneos começaram na metade de janeiro e acabaram com a tranqüilidade das 17 famílias da cidade.
— De repente tudo pegava fogo, a cama, os aparelhos, sem que a luz estivesse ligada. Até os tubos de água se incendiavam — disse Nino Pezzino, porta-voz dos habitantes de Canneto.
Num primeiro momento, o fenômeno foi atribuído a uma possível dispersão de energia elétrica. Mas técnicos já descartaram a hipótese. Outra possibilidade aventada foi a de sobrecarga de alimentação de uma estação ferroviária vizinha. Segundo os cientistas, serão necessários mais 120 dias de estudo.
Alguns habitantes não excluem uma possível presença do diabo. Consultado, o padre Gabriele Armoth, presidente da associação dos exorcistas, disse que acredita que por trás do mistério pode estar o demônio:
— O demônio às vezes pode se manifestar através de aparelhos elétricos. Eu já vi TVs, máquinas de lavar e até telefones se incendiarem.
terça-feira, fevereiro 17, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário