quarta-feira, março 24, 2004

Não tenho como me abster de registrar ao menos os fatos importantes... mesmo sem poder comentá-los; a bomba no consulado brasileiro no Chile; A conexão 11/9 ; e a situação da Polônia na União Européia, o que nos interessa muito, já que é concorrente em alguns produtos agrícolas com o Brasil, e o futuro de Chipre. As fontes são o JB e o Publico, jornal português. Como eu só copiei, não estranhem o português de Portugal, ok? o link é www.publico.pt



Como o Assassínio do Xeque Yassin Afecta a Credibilidade dos EUA
Por PEDRO RIBEIRO, Nova Iorque
Quarta-feira, 24 de Março de 2004

A primeira reacção dos EUA à morte do fundador do Hamas veio na manhã de segunda-feira, pela voz da Conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, ao notar que a Casa Branca "não foi avisada" pelo Governo de Ariel Sharon da intenção de matar o xeque Ahmed Yassin. Rice disse ainda à televisão NBC: "Temos de nos recordar que o Hamas é uma organização terrorista e que o xeque Yassin esteve ele próprio envolvido no planeamento de actos terroristas."

Pela hora do almoço, o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, veio apelar à calma: "É muito importante que todos os lados exerçam a máxima contenção." Ao fim do dia, o porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, declarou: "Estamos perturbados."

Esta trajectória da linguagem da Administração Bush ilustra um dilema: dividida entre o apoio a Israel e os esforços para estabilizar o Médio Oriente (especialmente o Iraque), a Casa Branca fica numa posição difícil com o assassínio de Yassin.

"Os EUA mantêm um equilíbrio muito precário nesta questão", disse ao PÚBLICO Amy Hawthorne, especialista em questões do Médio Oriente do Carnegie Endowment for Peace. "A política israelita de 'assassínios selectivos' nunca foi exactamente condenada pelos EUA. Neste contexto, [Washington] tem dificuldade em criticar abertamente [a morte de Yassin]."

Mas ao mesmo tempo, considera Hawthorne, a "reacção hesitante" da Casa Branca revela "uma certa fractura" entre os conselheiros mais próximos do Presidente George Bush e o Departamento de Estado, responsável pela diplomacia" - um lado vê a luta de Israel [contra o Hamas] como idêntica à luta dos EUA contra Osama bin Laden; ooutro lado não vê as coisas assim."

A condenação internacional, de líderes árabes mas também europeus, terá levado os EUA a assumir uma posição de quase-censura. Amy Hawthorne não acha contudo que a Administração Bush vá mudar a sua posição face ao Governo de Ariel Sharon.

"Nos bastidores, os EUA tentarão moderar os israelitas. Mas o que os diplomatas disserem não terá grande influência; a única coisa que teria importância era se Bush condenasse [directamente, e em público,] Sharon, e Bush não o irá fazer, nunca num ano eleitoral." Há eleições presidenciais na América em Novembro.

Israel depende, em termos militares e diplomáticos, do apoio americano. O primeiro-ministro Sharon parece determinado a "esticar a corda", de seguir uma política agressiva contra os movimentos palestinianos mesmo que isso signifique ignorar os conselhos americanos.

A opinião pública dos EUA é favorável a Sharon: "Por muito simplista que isso possa parecer, a verdade é que para grande parte do público americano acha que terroristas são terroristas, e que o xeque Yassin é equivalente a Osama bin Laden", diz Hawthorne.

"Nenhum candidato [à presidência] irá propor uma reforma das relações entre os EUA e Israel. Seria suicídio político. Não há nada de novo no processo [de paz], não há alternativas em vista. O mais que [o democrata John] Kerry poderá dizer, e com razão, é que os EUA têm de se envolver mais no processo, de cooperar com os europeus [para resgatar o 'roteiro de paz'], mas não irá falar em detalhes."

Como o conflito israelo-palestiniano é muito sensível para a opinião pública árabe, a morte de Yassin cria um novo problema à Casa Branca. Afinal, a grande prioridade da Administração Bush no Médio Oriente é neste momento a estabilização do Iraque, e a cooperação dos países da zona é importante.

Amy Hawthorne acha que o assassínio não terá grandes consequências directas no Iraque: "Há um grande apoio no Iraque aos palestinianos, mas a situação iraquiana tem a sua própria dinâmica; os iraquianos têm os seus próprios problemas, já têm muito em que pensar."

No resto da região, contudo, a morte do fundador do Hamas e o consequente aumento das tensões entre israelitas e palestinianos vai azedar ainda mais as relações entre norte-americanos e árabes. "Isto é uma coisa que vai prejudicar a posição americana no Médio Oriente. Vai ser muito prejudicial. No curto e no médio prazo, a credibilidade dos EUA fica afectada."



Varsóvia Flexibiliza Posição Relativa à Constituição Europeia
Por HELENA FERRO DE GOUVEIA, Frankfurt
Quarta-feira, 24 de Março de 2004

A Europa alargada parece ter ao alcance de uma mão a aprovação do Tratado Constitucional rejeitado em Dezembro. As razões que justificam o optimismo que grassa na diplomacia germânica são essencialmente duas: as declarações pós-eleitorais do futuro chefe do Executivo espanhol, o socialista José Luis Rodriguez Zapatero e o abandono pela parte polaca do axioma "Nice ou a morte".

Antes de partir para Varsóvia, onde foi recebido ontem pelo primeiro ministro-polaco, Leszek Miller, o chanceler, Gerhard Schroeder, colocou a fasquia alta para este encontro, deixando claro que esperava "avanços no 'dossier' relativo à Constituição Europeia".

Na breve conferência de imprensa que se seguiu ao almoço de trabalho dos líderes de Berlim e Varsóvia, que decorreu na residência privada de Leszek Miller, o chefe de Governo polaco sublinhou que "um compromisso não só é necessário, como é possível".

Com a chegada ao poder do PSOE, e a aproximação ao eixo franco-alemão anunciada por Zapatero ,Varsóvia ficou isolada no "braço-de-ferro" pelo poder no seio da União, pelo que a atitude conciliadora agora adoptada não surpreendeu os analistas políticos.

Durante o almoço "foram abordadas diversas possibilidades quanto aos possíveis contornos desse compromisso", disse ainda Miller, não precisando detalhes. Todavia, seja qual for a fórmula adoptada para se resolver o impasse concernente ao sistema de ponderação de votos no Conselho, ela passará por um modelo de dupla maioria cumulativa, embora não o mesmo que o preconizado pela Convenção, uma vez que Berlim não abrirá mão da componente demográfica.

Relações excelentes apesar das divergências

O colapso da cimeira de Bruxelas, em Dezembro, derivou da irritação do eixo franco-alemão com a obstinação da Espanha e Polónia em não abdicar do sistema de votos ponderados - atribuídos a cada país consoante o seu peso - acordado no Tratado de Nice em favor do modelo da "dupla maioria cumulativa" (50 por cento dos estados representando 60 por cento da população) proposto pelos convencionais.

"Acho louvável que a Polónia assuma a sua responsabilidade no processo de integração europeia", afirmou ontem Gerhard Schroeder, acrescentando que "as relações germano-polacas são excelentes , mesmo que por vezes haja divergência de opiniões". Tendo como pano de fundo os atentados de Madrid e ameaça do terrorismo internacional Leszek Miller sublinhou a importância vital de "aprofundar a integração europeia e reforçar a cooperação" entre os 25.

Ambos os políticos expressaram o desejo de ver aprovada a Constituição Europeia ainda durante a presidência irlandesa. Este cenário é tido nos meios diplomáticos como cada vez mais provável. À saída de um encontro em Paris com o Presidente francês, Jacques Chirac, o primeiro-ministro da Irlanda e presidente em exercício da UE, Bertie Ahern, exprimiu o seu optimismo: "Selaremos um acordo pelo menos na cimeira [de líderes da UE] de Junho, se não mesmo antes".



Futuro de Chipre Joga-se a Partir de Hoje na Suíça
Quarta-feira, 24 de Março de 2004

O ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Gul, recordou ontem a recente explosão de violência contra a minoria sérvia no Kosovo como exemplo a evitar na procura de uma acordo sobre a reunificação do Chipre. "A Turquia sempre foi a favor da paz, mas com a condição que um acordo seja duradouro. Os recentes acontecimentos do Kosovo [28 mortos e 600 feridos] aumentam as inquietudes da Turquia", disse Gul antes da sua partida para a Suíça onde começa hoje uma última ronda de negociações, sob a égide da ONU.

As conversações, perto de Lucerna, vão juntar os representantes das comunidades cipriotas gregas e turcas, bem como responsáveis da Grécia e da Turquia, as duas potências garantes da ilha dividida. O grande ausente das negociações, que não se poderão prolongar para lá do dia 28 deste mês, será o dirigente cipriota turco Rauf Denktas, que optou pelo booicote para protestar contra a "intransigência" dos interlocutores cipriotas gregos. O representante dos cipriotas turcos na Suiça será assim o primeiro-ministro Ali Talat, apoiante declarado da reunificação. Do lado dos cipriotas gregos estará o Presidente Tassos Papadopoulos, que publicamente defende a reunificação mas que, dizem vários críticos, não tem feito o suficiente para convencer uma opinião pública céptica das suas vantagens.

Presididas por Álvaro de Soto, o representante do secretário-geral da ONU, as negociações deverão contar no dia 28 com a presença do próprio Kofi Annan e os primeiros-ministros dos governos de Ancara e Atenas. Se não existir um acordo para anunciar nesta data, Annan avança com um compromisso desenhado pela ONU que será submetido a referendo no dia 20 de Abril no dois lados da ilha.

Em cima da mesa está um plano de criar em Chipre uma confederação seguindo o modelo helvético. Mas ainda estão por resolver os pontos mais delicados do plano como o número de refugiados cipriotas gregos que fugiram para sul depois da invasão turca em 1974 e que serão autorizados a regressar à parte norte da ilha e o número de colonos turcos que serão autorizados a ficar em Chipre. A Turquia não quer que a minoria turca de Chipre seja submergida pela população grega. Dai se explica o exemplo do Kosovo. J.A.


Depoimentos sobre 11/9 se dividem

No segundo dia de audiências diante da comissão que investiga se houve negligência, assessores defenderam Bush e Clinton

WASHINGTON - A comissão do Senado dos Estados Unidos, que investiga se houve negligência às ameaças terroristas antes dos atentados de 11 de setembro, ouviu ontem os depoimentos do atual secretário de Estado, Colin Powell, de sua predecessora, Madeleine Albright, do secretário de Defesa, de Donald Rumsfeld e de seu antecessor, William Cohen. Em ano de eleições, todos defenderam seus governos, negando que democratas e republicanos tenham minimizado os prenúncios de um atentado.

- Todos os membros da segurança nacional sabiam que o comunismo, o fascismo e outros antagonistas do século passado tinham sido substituídos por um novo tipo de inimigo: o terrorismo - afirmou Powell.

Os testemunhos foram dados após as denúncias de Richard Clarke, ex-autoridade da luta contra o terrorismo, dos governos de Bill Clinton e George Bush. Ele afirmou que Bush não levou as ameaças da Al Qaeda a sério e que, após os ataques, se preocupou mais em relacionar os atentados ao Iraque que em resolver a questão.

Clarke depôs na comissão do Senado ontem, no segundo dia de audiências, quando também foram ouvidos George Tenet, diretor da CIA, Samuel Berger, ex-assistente presidencial para assuntos de Segurança Nacional e Richard Armitage, subsecretário de Estado.

Em seu depoimento, Powell confirmou ter recebido relatórios sobre terrorismo do governo antecessor, mas disse que não havia um plano concreto de ação contra o terror.

- O presidente entendeu desde cedo que precisávamos ser mais agressivos.

Powell admitiu, no entanto, que as ações militares para eliminar a Al Qaeda não amenizaram as ameaças terroristas contra alvos americanos. Madeleine Albright disse que a possibilidade de ataques a Osama Bin Laden já era tratada com prioridade desde os atentados contra as embaixadas dos EUA na África, em 98.

- O presidente podia ordenar uma ação de captura ou morte de Bin Laden. Mas não lançamos mísseis para continuar com as ações na legalidade internacional - defendeu. Em pelo menos uma oportunidade o líder da Al Qaeda esteve sob a mira americana, mas, cobraram os senadores, ainda assim a ordem de ataque não veio. Segundo um relato da CIA, isso ocorreu porque havia um príncipe árabe em visita ao acampamento terrorista.

Para o ex-secretário de Defesa, William Cohen, o Congresso não apoiou os esforços antiterroristas de Clinton. Albright também advertiu ao governo Bush que a Al Qaeda não é uma organização militar, mas ''um vírus ideológico que precisa ser combatido''.

- Bin Laden deve ser visto como um assassino, traidor do Islã e perdedor - afirmou ela.

Já o secretário de Defesa de Bush, Donald Rumsfeld, negou ter recebido qualquer informação que pudesse ter ajudado a prever os atentados. Além disso, Rumsfeld opinou que ''ainda que Bin Laden tivesse sido capturado ou morto, os ataques não teriam sido impedidos''.

- As células dormentes que seqüestraram os aviões já estavam nos EUA há meses - afirmou o chefe do Pentágono.

Antes dos depoimentos, um relatório da comissão indicou que o governo Bush concordou, na véspera do 11 de setembro, com um plano para eliminar Bin Laden. Se falhasse, o governo talibã sofreria pressão diplomática para atacar as bases da Al Qaeda. E se o Afeganistão não cooperasse, o regime cairia, como aconteceu. Segundo a comissão, entre 1997 e 2001, os EUA tentaram por vias diplomáticas fazer com que os talibãs retirassem o apoio ao terrorista, sem êxito.

Pela manhã, Bush deu declarações à imprensa pela primeira vez desde as acusações de Clarke. O presidente disse que se seu governo ''tivesse recebido informações sobre os planos do 11/9, teria atuado''.

- Temos perseguido a Al Qaeda desde os ataques e matamos ou capturamos dois terços de seus dirigentes - afirmou o presidente, garantindo que continuará a caçada enquanto estiver no poder.

Nenhum comentário: