quarta-feira, outubro 06, 2004

Olá a todos.

Estou cumprindo minha sentença de probição do uso do computador em semi-liberdade. Com grande surpresa li e reli os últimos emails. Eu mesma estou digitando essa carta, e gostaria que se ela for lida, que seja até o final já que eu considerei vocês ao escrevê-la como um todo.

Essa lista é composta propositalmente por pessoas de todas as religiões, e eu tenho uma visão e um projeto pessoal.A visão: infelizmente, veremos neste século, como já estamos vendo, guerras religiosas ou que usam a religião como escudo às verdadeiras intenções, quer sejam de $$ ou de poder, como nossos amigos do paradigma realista das RI.O projeto: estudar TODAS as religiões que houver nesse planeta ou as grandes linhas.

Por isso que eu tinha dito no texto do filme sobre o Tibete que eu não era budista mas isso era uma longa estória.

Adiei o quanto pude esse assunto, pois sabia que certas coisas, depois de ditas, e ainda escritas, mudam no mínimo, o parâmetro de quem nos lê. Mas se é chegada a hora que seja. Lá vai:
TODAS as religiões do mundo, sejam de que linha forem, são colocadas em prática por humanos, e por isso TODAS são imperfeitas. A religião de uma pessoa molda aspectos como caráter, personalidade, ações daquele indivíduo, e isso não pode ser desconsiderado dentro de uma visão macro cultural.

Um bom exemplo disso foi quando eu deixei no ar a pergunta "Por que o capitalismo não entra na Índia" , e ninguém sequer comentou. Pode ser que nada tenha sido falado por desconhecimento. mas seria pelo mesmo motivo que as vacas não são consumidas.

Eles acreditam não apenas na reencarnação, mas na roda das reencarnações. Sendo assim, é muito diferente usar a sua existência na Terra para adquirir bens materias para usufruir o quanto puder deste conforto e deixar para seus herdeiros genéticos, do que saber que se usar seu tempo apenas para o que se chama "subir na vida", de uma forma competitiva, prejudicando pessoas no trabalho ou na faculdade, vão arcar com as consequências, sendo aplicado no plano espiritual o que se conhece como "Lei da ação e reação". Sendo assim, eles voluntariamente não agem de forma egocentrista, trabalhando apenas em algo que lhes proporcione um prazer transitório. Ainda que andar de Mercedes seja um prazer, ele sempre será temporário, pois sua alma eterna não estará sempre no mesmo corpo físico.

Esse é o ponto de vista de quem está INSERIDO em uma religião reencarcionista. E porque eu usei a palavra inserido? Vocês não foram, como eu fui, batizados ainda bebês? Vocês ESCOLHERAM o seu batismo na Igreja Católica? Há quem discuta que isso é errado, deve-se deixar a pessoa crescer e escolher. Mas se a família e a sociedade em volta tem uma religião "pré-existente" à sua vida, como fica? Eu tive um professor de Francês do Senegal cujo verdadeiro motivo de estar no Brasil era poder ser católico e poder estudar as religiões africanas como umbanda, candomblé pois no Senegal islâmico não podia. Muita ironia um africano sair da Africa para poder estudar as religões de seu continente.

Quando comentei que chorei vendo budistas sendo torturados e mortos, choraria por qualquer religioso ou ateu que fosse torturado e violentamente assasinado, pois eu amo a Humanidade. Alguém disse para Amar o Próximo, e não disse de que país ou religião devia ser esse Próximo para atender os requisitos básicos para ser amado.

O que importa mais? Qual a minha religião ou a minha postura com os seguidores das outras religiões? Poderia dar as vocês a lista das que eu já frequentei e já conheci, mas estaria incompleta, pois sempre estou pesquisando e estudando. Meu conceito de pacifista passa pela convicção que só haverá Paz na Terra quando todas as pessoas de todas as religiões (religião = religar a Deus) aceitarem que o Próximo tem o Direito de buscar a Deus pelo seu próprio caminho, e isso se encontra nos artigos XVIII, XIX, XX, XXVI, XXVIII e XXIX da Carta da ONU, mais especificamente a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 10 de dezembro de 1948. Eu nasci em 10 de dezembro de 1974.

Vou ficando por aqui, pois tenho outra rodada de fisioterapia até dia 27/10, e se não melhorar não vou poder nem viajar para o congresso... Afinal, porque eu tenho esse carinho e esse respeito não correspondido por vocês?
Ana Marta

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem, te achei no Orkut, não sei como, mas por vc ser advogada, ser do RJ e se dedicar tbm as Relações Internacionais, bateu em mim uma curiosidade, curiosidade esta só combalida com o fato de estar escrevendo e vc lendo...
Bem, seus textos são muito bem escritos e dignos de uma pessoa que sabe o que diz, gostaria de te parabenizar pelo seu amor a humanidade, não nego que venho a perder isso com o tempo e desejo muito reconquistar esse amor pelas pessoas... Amo minha familia, Amo o que estou vivendo, Amo estudar, Amo as coisas que me convêm, taí uma grande diferença, eu Amo somente as coisas que me convêm... Sabe aquela frase "Qto mais eu conheço as pessoas, mais amo meu peixe"?.. é mais assim que sinto, uma desconexão total de confiança no Homem, estou aderindo a ideia de Thommas Hobbes do tocante que o homem é o lobo do próprio homem e me tornando um ser vazio. Creio que vc pode me ajudar, seu repertorio de vida propiciaria-me uma troca de experiencia que me faria muito contente.
desde já, muito grato.

e-mail : oliveiradc@msn.com
site : www.concretismo.blog.com

Soares Vasconcellos disse...

Adorei os comentários de vocês, pena que eu não possa digitar muito, queria convidá-los para fazer parte do grupo Interconexos, no Orkut, no Multiply ou no Yahoogrupos, onde eu gostaria muito de contar com vocês, e poderiam ler todo o mateial produzido pelo grupo, como os links os arquivos e as fotos no http://br.groups.yahoo.com/group/interconexos/
Se quiserem me escrever meu mail e anellos@gmail.com
Abraços para os dois.