terça-feira, outubro 26, 2004

Esperanto - Por um mundo sem fronteiras lingüísticas

Olá a todos, Como estudantes de RI que somos, devemos buscar sempre o que existe no cenário do real contato com pessoas de outros países. Esse contato se faz através de alguma língua. E existe um projeto de língua neutra internacional. Ela se chama Esperanto, com o lema "Por um mundo sem fronteiras lingüísticas" A UNESCO reconheceu o Esperanto como língua internacional. Nesse endereço encontramos resoluções da UNESCO: http://www.esperanto.org.br/
Nele encontramos o que se segue:

Quais as principais vantagens do Esperanto?

a) por não pertencer a nenhum país, o Esperanto não confere a um povo privilégios em detrimento dos outros;
b) pode ser aprendido em muito menos tempo que qualquer outro idioma, graças à simplicidade da pronúncia (cada letra tem um único som), à concisão da gramática, ao vocabulário internacional e ao sistema de prefixos e sufixos;
c) possui uma vasta literatura formada não só de obras traduzidas, mas também daquelas escritas originalmente em Esperanto;
d) facilita o intercâmbio cultural e intelectual entre os povos.

Se a leitura do esperanto parece muito eslava, o som do esperanto é muito parecido com uma mistura de francês com italiano, pois se entende que a sonoridade fonética italiana facilita para o canto e a boa pronúncia para ser entendida por todos, são apenas 28 fonemas. Não é objetivo do Esperanto substituir as línguas nacionais, mas servir de segunda língua, comum a todos os povos, para tratar dos problemas mundiais e para os contatos pessoais. Na verdade, como o Esperanto não representa o imperialismo cultural, econômico ou político de nenhuma nação sobre as outras, ele atua como um fator de preservação da cultura e da soberania dos povos. Existe o Esperanto em braille.

Claro que existe uma ideologia, seria uma política pacifista humanista e tolerante. Fora o efeito propedêutico, ou seja, estimula o aprendizado de outras matérias, até mesmo a matemática. Na ideologia, se compara o Esperanto ao Linux! O Manifesto de Praga sobre o Esperanto se encontra em http://www.kke.org.br/pt/dossie/manifesto_de_praga.php

E não está vinculada a nenhum país e nenhuma religião, embora algumas religiões (Católica e linhas cristãs - o papa fala Esperanto- , Budismo, Baha'is, Islâmicos e até ateus) estimulem o seu estudo pelo seguinte princípio:
"Em todo o mundo não há nada mais importante do que ser compreendido pelo semelhante, pois disso depende o progresso da própria civilização."

Este é um dos melhores sites: http://portal.brturbo.com/especiais/conteudo/esperanto/index.html Encontramos aqui a História, Literatura, e sobre seu criador, vídeos e entrevistas. Chaplin usa o Esperanto no filme O Grande Ditador.

A entrevista recente de Pedro Cavalheiro (presidente da Liga Brasileira de Esperanto) está excelente e imperdível para quem pretende ser internacionalista, está em vídeo, peguem por este site, vou resumir abaixo: "Vivemos a crise de destruição de línguas locais. O papel de língua internacional: Se o Inglês fosse a língua internacional, a ONU usaria apenas o Inglês nos seus trabalhos, e a UE gasta 800 milhões de euros em tradução ( 1/5 dos euroburocratas são tradutores) Em um mundo que pessoas passam fome, não é um desperdício? Expandir a noção de mundo ; a UNESCO reconheceu o Esperanto como língua internacional, pedindo a todos Estados Menbros apoiarem o estudo. Como a organização do pensamento do Esperanto é parecida com a estrutura oriental, embora as palavras sejam mais próximas das línguas ocidentais. Hoje temos 190 universidades chinesas estudando esperanto. A embaixada da China em Brasília pediu um curso de Esperanto para seus funcionários. Embora a língua mais falada no mundo seja o Mandarin, os chineses estão estudando Esperanto em massa. Numa negociação internacional, seria uma carta na manga para os empresários. O Congresso Mundial Anual de Esperanto em 2004 foi na China." ... e continua ...

Outras sugestões: cursos de esperanto: http://www.vinberalernejo.tk/ virtual http://www.kke.org.br esse é no RJ e é gratuito; interessante a parte de notícias do mundo, comoo texto "a tragédia da Iugoslávia sob outro ponto de vista".

Há vários sites de música em esperanto, como o http://www.musicexpress.com.br/Genero.asp?genero=36 músicas de esperanto da valsa a MPB passando pelo rock, samba, eletrônica, reggae e heavy metal; só não achei pagode. A primeira música da lista é muito agradável.

Espero ter colaborado para um debate onde se coloca a base das relações interpessoais, que é a comunicação. Não sei Esperanto, mas tenho muita vontade de aprender.

Abraços, Ana Marta

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara menina Ana,

Esperanto é tão fácil, mas tão fácil, que tem até um programinha que ensina a gramática e um pouco mais:

http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i6593.html

Vc só precisa ter um microfone para poder treinar a fala (tb tem exercício de fala no programa).

Sò uma dica de quem já foi fluente em esperanto e agora não sabe nem escrever o nome da língua. Se vc não se mantiver no meio esperantista, o conhecimento vai para o espaço.

E antes que vc se questione donde eu a encontrei, eu sou um dos malucos que está aprendendo chinês e faz parte da comunidade no "brasileiros aprendendo chinês".

[]´s
Leo