quinta-feira, junho 03, 2004

China luta pela proteção do meio marítimo

--------------------------------------------------------------------------------

http://po.chinabroadcast.cn/1/2004/06/03/1@10401.htm
cri
Às vésperas do Dia Mundial da Proteção Ambiental (5), o gabinete de imprensa do Conselho de Estado da China concedeu uma conferência coletiva, na qual, os responsáveis da Administração Estatal do Meio Ambiente apresentaram a situação sobre a proteção do meio marítimo da China. O Diretor da Administração, Xie Zhenhua afirmou que a China vem priorizando os trabalhos de proteção do meio marítimo da China, especialmente a prevenção e tratamento da poluição marítima nas áreas próximas ao continente, tendo obtido resultados notáveis. Escuta agora a reportagem a este respeito.
O tema do Dia Mundial de Proteção Ambiental é " Perigo! Mares e Oceanos: vida ou morte" conclama todos as nações a proteger os mares e oceanos.

A China é um país com vasta área territorial marítima, com uma extensão litorânea de 18 mil quilômetros e mais de 3 milhões de quilômetros quadrados das águas adjacentes. O diretor Xie Zhenhua reconheceu que com o crescimento econômico rápido das zonas costeiras e com o aumento demográfico, a emissão de poluentes para o mar agravou-se nos últimos anos. Ele disse:

A China é um grande país com um enorme litoral. A prevenção e tratamento da poluição dos mares e melhora do meio ambiente constitui importante missão do país. Porém, apesar dos esforços, a questão da poluição marítima ainda não foi resolvida.

Segundo dados publicados, em 2003, a área marítima poluída chinesa chega a 142 mil quilômetros quadrados, enquanto algumas áreas de desembocaduras de rios estão gravemente poluídas.

Xie Zhenhua analizou os motivos da questão. Segundo se informou, os elementos poluentes dos mares próximos são provenientes da área continental. Dos Rios Yangtse e Amarelo, foram desovados mais de 6 milhões de toneladas de poluentes por ano.

A questão chamaou a atenção do governo chinês. A partir do dia 2001, a China começou projeto piloto no Mar Bo, o mar meio fechado, a fim de controlar a emissão de resíduos industriais. Segundo ele, depois de 3 anos de trabalhos, foram obtidos notáveis resultados.

"Tomamos o projeto Mar Verde como importante projeto piloto, tendo considerado questões dos rios e mares e das questões terrestres e marítimas. "

Segundo ele, nos últimos três anos, as províncias próximas da região fecharam uma série de indústrias poluidoras e construíram centros de tratamento de esgotos, o que tem melhorado e reduzido a emissão dos resíduos, com o que a qualidade do mar tornou-se melhor.

Porém, mesmo tendo progressos, em sua conjuntura, a situação do meio marítimo da China não mudou muito. A vice-diretora da Administração,

Wang Jirong afirmou que os impactos da poluição resultaram num fenômeno freqüente conhecido como maré vermelha.

Ela disse que a maré vermelha é um fenômeno anormal que acomete a ecologia marítima. Afora motivos como temperatura ou clima, a poluição é o principal fator. Ela disse que nos anos 90 do século 20, registraram-se 20 vezes por ano, porém, entre 2000 e 2003, foram observadas respectivamente 29, 77 , 79 e 119 vezes.

Ela disse que para melhorar a situação, a Administração está disposta a estender o projeto do Mar Bo para outras regiões litorâneas. Além disso, vai adotar o regime de autorização para a emissão de resíduos, a fim de controlar a poluição marítima. O objetivo é atingir, até o ano 2010, o tratamento e a reciclagem de 70% das águas poluídas das cidades costeiras chinesas, enquanto mais de 80% do lixo urbano será tratado.

-//-
www.publico.pt

ONU com novo representante especial em Timor

O japonês Sukehiro Hasegawa foi oficialmente empossado como o novo representante especial do secretário-geral da ONU para Timor-Leste, substituindo o indiano Kamalesh Sharma, noticiou a Lusa. Hasegawa era o número dois na missão da ONU que terminou o seu mandato a 20 de Maio. Vai manter as funções de coordenador residente da ONU e de representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Díli.

Nenhum comentário: