segunda-feira, abril 26, 2004
Internacional 26-04-2004 - 21h49
Grupo armado dá prazo de cinco dias
Guerrilha ameaça matar reféns caso italianos não se manifestem nas ruas
AFP
O grupo armado iraquiano que mantêm em seu poder três reféns italianos ameaça executá-los se dentro de três dias a população italiana não sair à rua para contestar a participação militar do país na ocupação do Iraque.
A notícia foi avançada pela televisão por satélite Al-Arabiya, que adiantou ter recebido um comunicado e uma cassete vídeo do grupo que se autodenomina "Brigada Verde do Profeta".
A estação divulgou algumas imagens da cassete, mostrando os reféns, cercados por homens armados e encapuzados.
Segundo a Al-Arabiya, o grupo propõe libertar os três homens, capturados há duas semanas, "se o povo italiano organizar manifestações para protestar contra o político do seu Governo no Iraque". "O grupo concede cinco dias aos italianos para organizar as manifestações, caso contrário matará os reféns", acrescentou a televisão, citando o comunicado da brigada.
O texto afirma ainda que os reféns, seguranças de uma empresa norte-americana, foram sequestrados "porque se dedicavam a acções de espionagem no Iraque".
Os três italianos foram capturados a 12 de Abril em local incerto, juntamente com um quarto elemento que viria a ser executado dois dias depois pelo grupo face à recusa do Governo italiano em retirar as tropas do Iraque.
Reagindo à difusão das imagens e ao ultimato, a classe política italiana foi unânime a rejeitar as exigências dos sequestradores. O Governo italiano reafirmou que não cederá a qualquer pressão, enquanto a oposição de esquerda rejeitou qualquer tipo de negociação com terroristas, lembrando que a sua oposição à guerra é conhecida há meses.
Meses antes do início da guerra no Iraque, Roma foi palco de uma das maiores manifestações pacifista em toda a Europa, reunindo perto de três milhões de pessoas. Ali Abbas/EPA
Os sequestradores exigem que os italianos contestem a participação militar do país na ocupação do Iraque
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário