O Encontro.
Bom, por uma questão de contra-espionagem, eu não deixei claro onde exatamente ia ocorrer o encontro. Nos instalamos confortavelmente numa sala do sétimo andar da Uerj, mais precisamente na do quinto período, podendo escolher entre ar condicionado e ventilador.
Estávamos eu, o Antony, que deu a primeira aula de francês, e o Aloysio e a Natália. O Antony falou que o foco do curso será não apenas a língua francesa, mas a cultura, literatura, filmes, teatro e culinária. A parte gramatical fica por conta de cada aluno. Ficou a ser decidido se as aulas serão mesmo aos sábados ou durante a semana no horário de 17:30 as 19:30, dia a ser escolhido. Ele também quis saber se seria voltado para uma preparação para mestrado ou para diplomacia, para preparar melhor as aulas.Os interessados devem entrar diretamente com ele, antonydevalle@osite.com.br e fechar questão sobre o pagamento. Sobre cultura, ele discorreu sobre a influência francesa na Rússia dos czares, do século XVI à revolução de 1917.
Por respeito àqueles que por força maior não puderam estar conosco, não foi discutido o estatuto do grupo. Eu cheguei a levar um livro de RI e outro de DI mas não tratamos deles. O Aloysio falou sobre formação da Liga das Nações, participação brasileira na SDN, e comparou com a atual fase da ONU. Questionou sobre a participação brasileira no Conselho de Segurança da ONU, e deixou a pergunta para que fosse respondida pelo grupo. A Natália não foi preparada para trazer algum tipo de colaboração aos estudos, mas se comprometeu a trazer uma bibliografia de RI.
O encontro não foi quantitativo, mas foi qualitativo, que é a nossa preocupação.
Manteremos contato, Ana
segunda-feira, agosto 23, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário