segunda-feira, maio 10, 2004

Um dia chinês na União Europeia;

--------------------------------------------------------------------------------

A. O premier chinês Wen Jiabao fez uma visita à União Europeia, ontem, dia 6. Vamos escutar agora uma reportagem despachada por nossa correspondente que acompanhou a visita do premier chinês.
Oi, Zhang Hui, poderia nos relatar a visita do premier chinês do dia 6 à sede da União Europeia.

B. Oi, bom dia. Claro que sim. Para a União Europeia, dia 6 de maio foi um dia marcante. Pois 29 anos atrás, a China e a Comunidade Econômica Europeia estabeleceram relações oficiais. 29 anos depois, o premier chinês fez sua visita oficial e mais solene à sede da UE. Tal como o premier disse, a visita dele ocorreu num momento muito bem entrosado. A visita rápida de Wen Jiabao marcou o dia chinês na União Europeia também.

A. Dia chinês, uma expressão cativada. Se pode nos explicar mais um pouco.

B. Claro que sim. Desde às 9 horas de manhã até as 2 horas da tarde, o presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi acompanhou o chefe do governo chinês. De manhã, eles compareceram ao Fórum sobre o Investimento e Comércio entre a China e a UE, no qual, Wen Jiabao proferiu um discurso perante mais de 600 empresários europeus e chineses, apresentando situação chinesa econômica, conclamando também que a UE conceda o mais rápido possível a posição de mercado livre à China. Por sua vez, Romano Prodi fez uma reação rápida, dizendo que concessão da posição de mercado livre à China é o objetivo que a UE procura, pois o que não só beneficia a China, mas também o desenvolvimento econômico europeu. No encontro realizado entre os dois líderes, foram trocadas ideias sobre o relacionamento bilateral. Depois, entrevista coletiva e banquete oferecido especialmente em homenagem ao premier chinês. O diálogo e contato entre eles marcaram uma nova fase nas relações bilaterais entre a China e a UE. O Sr. Romano Prodi as descreveu líricamente, citando um artigo publicado num semanário com o título "Amor entre a China e a Europa", com o sub-título "além de amor". Ele disse que se os títulos não retratarem exatamente o matrimônio, pelo menos já monstram a vontade de se casar. As palavras dele provocaram calorosos aplausos e gargalhadas.

A. Além de comentário de Prodi, qual foi a reação de outros.

B. O ministro de Comércio da China, Sr. Bo Xilai também comentou o evento, dizendo assim: fundo

A visita de Wen Jiabao à Europa me deixou profundas impressões, isto é, China e Europa cada dia mais próximos. Podemos qualificar a China e a União Europeia são duas grandes famílias, respectivamente com populações de 1 bilhão e 300 milhões e 450 milhões. Agora, todo o mundo acompanha atentamente estas duas famílias. Sendo o ministro de Comércio, eu espero que a posição de mercado livre da China seja reconhecida o mais rápido possível, o povo chinês merece tudo isso, ao mesmo tempo, só com isso, se poderá ampliar a cooperação entre empresas chinesas e europeias. Ao fazer isso, a Europa não vai perder nada, mas sim, poderá ter melhor cooperação com melhor amigo. Se o dia primeiro de Maio for um novo ponto de partida para a UE, dia 6, dia em que foram mantidos encontros entre o premier chinês e o presidente da Comissão Europeia, será um novo ponto de partida no relacionamento entre a China e a Europa além de mostrar o espírito da Europa de livre comércio e justa concorrência.

A. Obrigado.

Fonte: http://po.chinabroadcast.cn/1/2004/05/07/1@8967.htm

Nenhum comentário: