terça-feira, outubro 26, 2004

Esperanto - Por um mundo sem fronteiras lingüísticas

Olá a todos, Como estudantes de RI que somos, devemos buscar sempre o que existe no cenário do real contato com pessoas de outros países. Esse contato se faz através de alguma língua. E existe um projeto de língua neutra internacional. Ela se chama Esperanto, com o lema "Por um mundo sem fronteiras lingüísticas" A UNESCO reconheceu o Esperanto como língua internacional. Nesse endereço encontramos resoluções da UNESCO: http://www.esperanto.org.br/
Nele encontramos o que se segue:

Quais as principais vantagens do Esperanto?

a) por não pertencer a nenhum país, o Esperanto não confere a um povo privilégios em detrimento dos outros;
b) pode ser aprendido em muito menos tempo que qualquer outro idioma, graças à simplicidade da pronúncia (cada letra tem um único som), à concisão da gramática, ao vocabulário internacional e ao sistema de prefixos e sufixos;
c) possui uma vasta literatura formada não só de obras traduzidas, mas também daquelas escritas originalmente em Esperanto;
d) facilita o intercâmbio cultural e intelectual entre os povos.

Se a leitura do esperanto parece muito eslava, o som do esperanto é muito parecido com uma mistura de francês com italiano, pois se entende que a sonoridade fonética italiana facilita para o canto e a boa pronúncia para ser entendida por todos, são apenas 28 fonemas. Não é objetivo do Esperanto substituir as línguas nacionais, mas servir de segunda língua, comum a todos os povos, para tratar dos problemas mundiais e para os contatos pessoais. Na verdade, como o Esperanto não representa o imperialismo cultural, econômico ou político de nenhuma nação sobre as outras, ele atua como um fator de preservação da cultura e da soberania dos povos. Existe o Esperanto em braille.

Claro que existe uma ideologia, seria uma política pacifista humanista e tolerante. Fora o efeito propedêutico, ou seja, estimula o aprendizado de outras matérias, até mesmo a matemática. Na ideologia, se compara o Esperanto ao Linux! O Manifesto de Praga sobre o Esperanto se encontra em http://www.kke.org.br/pt/dossie/manifesto_de_praga.php

E não está vinculada a nenhum país e nenhuma religião, embora algumas religiões (Católica e linhas cristãs - o papa fala Esperanto- , Budismo, Baha'is, Islâmicos e até ateus) estimulem o seu estudo pelo seguinte princípio:
"Em todo o mundo não há nada mais importante do que ser compreendido pelo semelhante, pois disso depende o progresso da própria civilização."

Este é um dos melhores sites: http://portal.brturbo.com/especiais/conteudo/esperanto/index.html Encontramos aqui a História, Literatura, e sobre seu criador, vídeos e entrevistas. Chaplin usa o Esperanto no filme O Grande Ditador.

A entrevista recente de Pedro Cavalheiro (presidente da Liga Brasileira de Esperanto) está excelente e imperdível para quem pretende ser internacionalista, está em vídeo, peguem por este site, vou resumir abaixo: "Vivemos a crise de destruição de línguas locais. O papel de língua internacional: Se o Inglês fosse a língua internacional, a ONU usaria apenas o Inglês nos seus trabalhos, e a UE gasta 800 milhões de euros em tradução ( 1/5 dos euroburocratas são tradutores) Em um mundo que pessoas passam fome, não é um desperdício? Expandir a noção de mundo ; a UNESCO reconheceu o Esperanto como língua internacional, pedindo a todos Estados Menbros apoiarem o estudo. Como a organização do pensamento do Esperanto é parecida com a estrutura oriental, embora as palavras sejam mais próximas das línguas ocidentais. Hoje temos 190 universidades chinesas estudando esperanto. A embaixada da China em Brasília pediu um curso de Esperanto para seus funcionários. Embora a língua mais falada no mundo seja o Mandarin, os chineses estão estudando Esperanto em massa. Numa negociação internacional, seria uma carta na manga para os empresários. O Congresso Mundial Anual de Esperanto em 2004 foi na China." ... e continua ...

Outras sugestões: cursos de esperanto: http://www.vinberalernejo.tk/ virtual http://www.kke.org.br esse é no RJ e é gratuito; interessante a parte de notícias do mundo, comoo texto "a tragédia da Iugoslávia sob outro ponto de vista".

Há vários sites de música em esperanto, como o http://www.musicexpress.com.br/Genero.asp?genero=36 músicas de esperanto da valsa a MPB passando pelo rock, samba, eletrônica, reggae e heavy metal; só não achei pagode. A primeira música da lista é muito agradável.

Espero ter colaborado para um debate onde se coloca a base das relações interpessoais, que é a comunicação. Não sei Esperanto, mas tenho muita vontade de aprender.

Abraços, Ana Marta

sexta-feira, outubro 15, 2004

Bom, como eu não posso digitar muito, e realmente tendo entre os meus inúmeros defeitos ser perfeccionista e exigente, tenho uma proposta para vocês:

Que cada um mande artigos de 2 laudas, sobre o tema que quiserem, não precisa ser extremamente intelectual, pode-se aproveitar um trabalho de faculdade que já foi para a gaveta e editá-lo para apresentar.

Afinal este grupo foi criado para a divulgação de produção acadêmica de vocês, e eu pegaria esses artigos enviados por vocês e teria material para colocar na página e no multiply. Cada texto seria um tópico de discussão.

Um exemplo: Panorama de Timor leste, por Fulano, graduando de RI na faculdade Acme.Ou Considerações sobre o Mercosul, por Beltrano, mestrando em RI na Universidade Acme. Seguindo, 2 laudas em qualquer letra e tamanho que vocês queiram (mas mandem no corpo do mail, e não em doc, por favor)

Quando eu tinha convocado estágiarios voluntários era justamente para dar essa missão, e quando me escreveram dizendo que não moravam no Rio mas queriam colaborar, eu tava bem mal das mãos e não pude responder, mas seria exatamente essa a resposta. Todos os participantes do grupo estão convidados.

Para quem não tem idéia do que escrever, as linhas são as que se encontram na enquete, que na ordem foram as mais votadas:
Integração Econômica, Política Externa, Geopolítica, Direitos Humanos, Identidades Culturais.

Bom, hoje é dia do Professor, vou agora pra fisioterapia das mãos que eu faço 3 vezes por semana, só ligo o micro segunda, bom fim de semana pra vocês. Ana.

quarta-feira, outubro 06, 2004

Olá a todos.

Estou cumprindo minha sentença de probição do uso do computador em semi-liberdade. Com grande surpresa li e reli os últimos emails. Eu mesma estou digitando essa carta, e gostaria que se ela for lida, que seja até o final já que eu considerei vocês ao escrevê-la como um todo.

Essa lista é composta propositalmente por pessoas de todas as religiões, e eu tenho uma visão e um projeto pessoal.A visão: infelizmente, veremos neste século, como já estamos vendo, guerras religiosas ou que usam a religião como escudo às verdadeiras intenções, quer sejam de $$ ou de poder, como nossos amigos do paradigma realista das RI.O projeto: estudar TODAS as religiões que houver nesse planeta ou as grandes linhas.

Por isso que eu tinha dito no texto do filme sobre o Tibete que eu não era budista mas isso era uma longa estória.

Adiei o quanto pude esse assunto, pois sabia que certas coisas, depois de ditas, e ainda escritas, mudam no mínimo, o parâmetro de quem nos lê. Mas se é chegada a hora que seja. Lá vai:
TODAS as religiões do mundo, sejam de que linha forem, são colocadas em prática por humanos, e por isso TODAS são imperfeitas. A religião de uma pessoa molda aspectos como caráter, personalidade, ações daquele indivíduo, e isso não pode ser desconsiderado dentro de uma visão macro cultural.

Um bom exemplo disso foi quando eu deixei no ar a pergunta "Por que o capitalismo não entra na Índia" , e ninguém sequer comentou. Pode ser que nada tenha sido falado por desconhecimento. mas seria pelo mesmo motivo que as vacas não são consumidas.

Eles acreditam não apenas na reencarnação, mas na roda das reencarnações. Sendo assim, é muito diferente usar a sua existência na Terra para adquirir bens materias para usufruir o quanto puder deste conforto e deixar para seus herdeiros genéticos, do que saber que se usar seu tempo apenas para o que se chama "subir na vida", de uma forma competitiva, prejudicando pessoas no trabalho ou na faculdade, vão arcar com as consequências, sendo aplicado no plano espiritual o que se conhece como "Lei da ação e reação". Sendo assim, eles voluntariamente não agem de forma egocentrista, trabalhando apenas em algo que lhes proporcione um prazer transitório. Ainda que andar de Mercedes seja um prazer, ele sempre será temporário, pois sua alma eterna não estará sempre no mesmo corpo físico.

Esse é o ponto de vista de quem está INSERIDO em uma religião reencarcionista. E porque eu usei a palavra inserido? Vocês não foram, como eu fui, batizados ainda bebês? Vocês ESCOLHERAM o seu batismo na Igreja Católica? Há quem discuta que isso é errado, deve-se deixar a pessoa crescer e escolher. Mas se a família e a sociedade em volta tem uma religião "pré-existente" à sua vida, como fica? Eu tive um professor de Francês do Senegal cujo verdadeiro motivo de estar no Brasil era poder ser católico e poder estudar as religiões africanas como umbanda, candomblé pois no Senegal islâmico não podia. Muita ironia um africano sair da Africa para poder estudar as religões de seu continente.

Quando comentei que chorei vendo budistas sendo torturados e mortos, choraria por qualquer religioso ou ateu que fosse torturado e violentamente assasinado, pois eu amo a Humanidade. Alguém disse para Amar o Próximo, e não disse de que país ou religião devia ser esse Próximo para atender os requisitos básicos para ser amado.

O que importa mais? Qual a minha religião ou a minha postura com os seguidores das outras religiões? Poderia dar as vocês a lista das que eu já frequentei e já conheci, mas estaria incompleta, pois sempre estou pesquisando e estudando. Meu conceito de pacifista passa pela convicção que só haverá Paz na Terra quando todas as pessoas de todas as religiões (religião = religar a Deus) aceitarem que o Próximo tem o Direito de buscar a Deus pelo seu próprio caminho, e isso se encontra nos artigos XVIII, XIX, XX, XXVI, XXVIII e XXIX da Carta da ONU, mais especificamente a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 10 de dezembro de 1948. Eu nasci em 10 de dezembro de 1974.

Vou ficando por aqui, pois tenho outra rodada de fisioterapia até dia 27/10, e se não melhorar não vou poder nem viajar para o congresso... Afinal, porque eu tenho esse carinho e esse respeito não correspondido por vocês?
Ana Marta